• Velcon

Índices de Liquidez

Índices de liquidez


Os índices de liquidez são extremamente importantes para verificar qual a capacidade de pagamentos da empresa perante suas obrigações. Tornando essencial para a gestão da continuidade empresarial, as variações tende a ser estudadas minuciosamente pelos gestores da entidade.

Os elementos para elaboração destes índices são obtidos exclusivamente do Balanço Patrimonial, demonstração que destaca como está o patrimônio da empresa no período verificado, sendo atualizando e analisado periodicamente para um eficiente julgamento. Temos estudado 4 índices de liquidez.

Liquidez corrente

Demonstrada sobre a razão dos direitos a curto prazo (Caixa, bancos, estoques, clientes) e as obrigações a curto prazo (empréstimos, financiamentos, impostos, fornecedores), no balanço são demonstradas respectivamente como Ativo Circulante e Passivo Circulante.

Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante

Liquidez Seca

Este cálculo é parecidíssimo com o anterior, a única mudança é o estoque que não está no cálculo, pois assim demostra qual a liquidez de pagamento caso o estoque não consiga ser vendido rapidamente. Esse é um índice mais rígido.

Liquidez Seca = Ativo Circulante – Estoques / Passivo Circulante

A queda drástica desse resultado pode ser desesperadora, mas tem que ser analisado como um todo e afundo e verificar qual a gestão financeira dessa entidade

Liquidez Geral

Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Ativo Realizável LP) / (Passivo Circulante + Passivo Exigível LP)

Este índice demonstra a capacidade de liquidez a curto e longo prazo.

As contas de Longo Prazo de uma entidade demostram prazos superiores a 12 meses. Assim apresentando um índice abaixo de 1, a entidade não poderia quitar suas obrigações analisando curto e longo prazo, mas na prática não é assim pois tudo depende da gestão e de como está a previsão do capital de giro, assim a empresa vai pagando suas contas a curto prazo, e negociando se precisos as obrigações a longo prazo.

Resultado da Liquidez:

Maior que 1: Resultado que demonstra alto poder de liquidação das obrigações

Se igual a 1: Os valores dos direitos e obrigações se mantem iguais

Se menor que 1: Não haveria poder financeiro para quitar todas as obrigações se necessário.

Concluímos que nem sempre o valor acima de 1 é obrigatório, tudo depende do ramo da empresa, do seu negócio que pode variar de um caixa maior do que as obrigações a curto prazo.

Temos também a questões dos estoques exigidos, de como é a política empresarial e sua gestão.

11 visualizações

(43) 99123-1109

Rua Governador Parigot de Souza, 80 - Sala 404 - Jd Caiçara - Londrina - PR 

  • Facebook
  • Instagram

Paraná - Brasil 

©2019 by Velcon. Proudly created with Wix.com

whatsapp.png