Velcon Contabilidade especialista em Salões de Beleza e Barbearias.

Mulher com chapinha

Salão de beleza e Barbearia precisam de contador?

 

A resposta é, SIM! Os proprietários de salões de beleza, barbearias e profissionais de beleza em geral que estão preocupados com a regularização, com um melhor desempenho de suas atividades, com a organização e preocupados com a parte da gestão financeira do negócio, nestes aspectos a contabilidade se faz necessária. Para salões que se enquadram como Micro Empresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), já é uma obrigação legal, entretanto, para os Microempreendedores Individuais (MEI) não é obrigatória. Porém, nos casos em que este precisar de um apoio na parte de gestão e controle ou contratar algum funcionário, devido as obrigações trabalhistas e previdenciárias, o contador poderá estar assessorando.

Além disso, com as novas regras da Lei Salão Parceiro/Profissional Parceiro, os salões de beleza terão que firmar contratos de parceria com os profissionais que desempenham as atividades por meio de contratos, sem vínculo empregatício como no caso dos MEIs, este, poderá apenas ser Profissional Parceiro. Caso o MEI que estiver crescendo e precise contratar parceiros, será necessário o desenquadramento para Micro Empresa (ME), então o contador estará auxiliando nesse procedimento.

O que a Velcon Contabilidade tem a oferecer de serviços para profissionais da beleza?

 

A contabilidade é uma ferramenta de gestão poderosa que pode ajudar a entender os processos do negócio e os principais pontos fracos que podem prejudicar os salões.
O escritório de contabilidade deve ser visto de duas formas, uma delas está no auxílio e soluções da parte burocrática, deixando sempre seu estabelecimento legalizado junto aos órgãos fiscalizadores.

  • Auxilio na abertura da empresa

  • Calculo de impostos

  • Emissão de guias

  • Formulação e registro de contratos entre o profissional e o salão.(obrigatório na LEI Nº 13.352, DE 27 DE OUTUBRO DE 2016.) 

  • Calculo das comissões e emissão de recibos.

  • Registro e folha de pagamento de funcionários não cobertos pela  LEI Nº 13.352 ( recepcionistas, auxiliares, gerente e etc.)

  •  Distinção da comissão dos profissionais da receita do salão ( Evitando dupla tributação)

  • Auxilio da emissão da nota fiscal de serviço por parte do profissional para o salão (obrigatório)

A segunda forma, é como um parceiro de negócios, ou seja, na parte gerencial, a contabilidade deve ser vista como uma parceria do estabelecimento, pois a principal função do contador está em auxiliar o administrador nas tomadas de decisões através de informações financeiras, físicas, econômicas e de produtividade geradas, o que torna a contabilidade uma verdadeira ferramenta de controle e gestão. Destacamos a seguir, alguns relatórios relativos às áreas da beleza:

  • Relatório por departamento

  • Relatório por profissionais

  • Relatório de vendas home care

  • Controle de estoque

  • Relatório por tipo de serviço

  • Relatório de agenda

  • Relatório de venda de serviços

  • Relatório de fluxo de caixa

Entre muitos outros que podem se adaptados conforme a necessidade do estabelecimento, com eles o administrador tem uma visão ampla de seu negócio e também uma visão localizada por área e assim verificar erros pontuais para correção e visualizar acertos que estão dando melhor retorno ao seu capital.

Lixando a unha

Contabilidade para Salões de Beleza e Barbearias tem um custo muito alto?

 

Não, a Velcon Contabilidade trabalha com profissionais capacitados na área da contabilidade, que também conhecem a área da beleza e que conseguem identificar através de uma reunião prévia a real necessidade do cliente, calculando e estabelecendo um valor justo, que se adequa às suas condições.

Trabalhamos com toda a praticidade e eficiência, proporcionando economia que repassamos aos nossos clientes.

Passo a passo de como organizar um salão de beleza

Você sabia que organizar um salão de beleza trará benefícios reais para o seu negócio?

Apesar da crise econômica na qual o país se encontra e de diversos setores estarem em queda, o mercado da beleza encontrou uma brecha para respirar em meio a todo esse cenário financeiro negativo. Esse ano, o setor sofreu uma pequena baixa, mas ainda assim, a expectativa é de crescimento até 2020.

Portanto, mesmo em meio à crise, esse é um nicho em que vale a pena investir, especialmente se você criar um diferencial e conseguir se destacar da concorrência.

Por isso, é imprescindível organizar o seu empreendimento da forma mais eficaz possível, especialmente quando o assunto é o setor financeiro. Veja abaixo algumas dicas de como fazer isso e ter melhores resultados.

Como organizar um salão de beleza?

1. Tenha um planejamento

Planejar é a primeira coisa que precisamos fazer para alcançar um objetivo. É necessário traçar metas de curto, médio e longo prazo, e definir quais os caminhos necessários para alcançá-las.

Pense em cada setor necessário para o crescimento do seu salão. Por exemplo, é preciso pensar na satisfação dos funcionários dentro do local de trabalho, no bom atendimento ao cliente, em como será a estratégia de marketing, quais as promoções que serão oferecidas, dentre outras questões importantes.

Fique, também, de olho nas tendências do mercado que, no caso da estética, sempre tem uma novidade chegando. Investir no aperfeiçoamento de funcionários com cursos e contratar profissionais qualificados é uma das chaves para o sucesso.

 

2. Faça a gestão financeira

Da mesma forma que você precisa ter um controle dos seus gastos pessoais, o mesmo precisa acontecer com o dinheiro que circula no seu salão de beleza. É necessário estar sempre ciente de tudo o que entra e de tudo o que sai, e onde cada centavo é gasto. Muitos dados precisam ser analisados minuciosamente para obter informações valiosas.

Essa gestão é essencial para o sucesso do seu negócio. Por exemplo, saber quantas pessoas você atende por dia e quais os procedimentos realizados ajuda a precificá-los e a saber o momento certo de reduzir ou aumentar o valor de cada um.

Caso você não tenha um bom conhecimento sobre o assunto, contratar um escritório de contabilidade pode ser a melhor solução. Dessa forma, você evita dores de cabeça, perdas de tempo e problemas com a justiça por conta de tributos não pagos ou direitos trabalhistas.

Outro ponto importante sobre como organizar um salão de beleza é nunca misturar as suas finanças pessoais com a do seu negócio.

3. Melhore os processos

A melhoria dos procedimentos realizados no seu salão é essencial para aumentar a produtividade e, consequentemente, os lucros do negócio.

Por exemplo, descubra quanto tempo é gasto em cada procedimento, como corte de cabelo, pintura e outros que o seu estabelecimento oferece. Essa é uma informação muito importante para evitar o tempo de espera entre um cliente e outro e, assim, poder oferecer um atendimento melhor do que os concorrentes.

Outro ponto essencial sobre como organizar um salão de beleza e que ajuda a aumentar a produtividade é a disposição do espaço físico. Separe uma posição adequada para cada item do salão de forma que cada profissional use o seu próprio secador, por exemplo, e, assim, diversos problemas são evitados.

4. Faça a gestão de funcionários

Assim como as finanças, os funcionários também precisam de uma boa gestão. Mantê-los sempre motivados é o seu papel, e isso reflete em um atendimento de maior qualidade e mais sucesso para o seu negócio.

Invista em cursos de especialização, faça reuniões mensais, nas quais os colaboradores tenham a liberdade de dar novas ideias e de fazer críticas construtivas sobre como organizar um salão de beleza. Deixar que eles participem mais da gestão e de algumas decisões ajuda tanto na motivação quanto no crescimento do negócio.

(43) 99123-1109

Rua Governador Parigot de Souza, 80 - Sala 404 - Jd Caiçara - Londrina - PR 

  • Facebook
  • Instagram

Paraná - Brasil 

©2019 by Velcon. Proudly created with Wix.com

whatsapp.png